quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quanto vale seu voto?

   Todos os anos de eleições parecem iguais. os mesmos rostos, as mesmas promessas, os mesmos problemas...
Segundo estatíticas mais de 87% dos municípios do Brasil compram os votos dos eleitores, seja com favores, na chamada prática da "boca de urna". Daí uma estatística que não parece: o cidadão que vende seu voto é o mesmo que reclama de
 seus representantes.
O eleitor que vende seus voto assina e endossa que o político que ele está votando será desonesto, já que trapaceia antes mesmo de se eleger. Esse tipo de atitude define tambem o eleitor como um eleitor corrupto, quanto mais o seu representante.
O resultado disso é a má gestão da política pública. Hospitais sem equipamentos e leitos, escolas com precariedade, professores, médicos com baixos salários, entre tantos outros problemas que uma siciedade inteira é penalizada por não ter escolhido certo o seu representante.
Quanto vale seus voto? Cem reais? Oitenta? Cinqüenta? Uma dentadura, uma caixa de cerveja, um churrasco? Quanto vale seu voto? Se pegarmos o valor de cinqüenta reais, por exemplo, e dividirmos por 4 anos ou 1460 dias, teremos a irrisória quantia de três centavos por dia! É esse o valor que você receberá nos quatro anos seguintes elegendo um político desonesto: três centavos por dia! três centavos por dia pagam um dia inteiro em de atendimento em postos de saúde? Três centavos por dia pagam a demora de meses numa marcação de consultas ou exames em hospitais públicos? Três centavos por dia são suficientes para uma boa educação ao seu filho? Mas os três centavos por dia justificam os inúmeros casos de corrupção nesse país.
É preciso ter consciência da importância do seu voto. O dever da cidadania move uma sociedade justa.
O direito da cidadania dignifica o presente e o futuro de todos. O seu voto ão pode ter preço. Por que se tiver, todos nós pagamos por isso depois.